20/03/2024 15h41 - Atualizado em 25/03/2024 17h21

Dia Internacional da Mulher é celebrado no Iases com programação especial durante todo o mês

Um mês inteiro com programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. É dessa forma que o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está celebrando a data junto às suas servidoras. Entre os eventos estão palestras, coffee breaks, entrega de lembranças e até uma sessão de cinema exclusiva para as servidoras do Instituto.   As ações foram organizadas pelas gerências das unidades e também teve programação especial elaborada pela Gerência de Recursos Humanos, por meio da Subgerência de Saúde do Servidor (Susas). 

No dia 08 de março, 29 servidoras assistiram ao filme “Vidas Passadas”,  no Cine Jardins, em Vitória. A gerente da Unidade de Internação  Socioeducativa (Unis) , Caroline Amado Barcelos Cruz, avaliou como positiva a iniciativa da organização da sessão de cinema. “A Gerência de Recursos Humanos do Iases tem contribuído para que nós, profissionais do Instituto paremos para pensar um pouco mais na importância da gente ter um tempo, dentro do ambiente de trabalho para refletir sobre nosso ser, a fim de que a gente possa se cuidar e auxiliar o cuidado de quem está ao nosso redor. Esta tarefa não é fácil, e é preciso criar uma cultura de cuidado e autocuidado. Por isso, nós precisamos aproveitar estes momentos para endossar a equipe da GRH, para que sejam ampliadas as ações em prol dos servidores do Iases”, declarou.

Entre os dias 08 e 10, as servidoras do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) receberam lembrancinhas,participaram de um coffe break e  puderam fazer reflexões sobre o seu valor, seja na família, no mercado de trabalho e pra a sociedade.

Ainda na Região Metropolitana, 15 servidoras participaram da palestra “Mulheres que sonham e realizam”, oferecida pela maestra da Orquestra Capixaba de Mulheres, Alice Nascimento, nessa terça-feira (12), no auditório Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

“Participar dessa palestra foi uma honra para mim. Poder compartilhar a minha história com mulheres que atuam em uma instituição que eu respeito muito e acho importantíssima para a nossa sociedade foi muito especial. Eu sempre tive essa veia muito forte com crianças e adolescentes, tanto é que atuo em projetos sociais que ensinam música para crianças e adolescentes em comunidades carentes. Portanto, ser recebida com tanto carinho por essas mulheres que desempenham um papel fundamental que é a socioeducação foi emocionante”, afirmou a maestra.

Nessa quarta-feira (13), as servidoras da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) receberam um café da manhã  especial e participaram de reflexões sobre "papel" da mulher na unidade. O mesmo tema também foi abordado na confraternização realizada na Casa de Semiliberdade da Serra. “Fizemos um café da tarde e uma roda de diálogo sobre: Como é ser mulher na Semiliberdade”, disse a responsável pela unidade, Priscilla Cristiane de Souza Pessoa.

No próximo dia 22, as servidoras da Unidade Feminina de Internação (UFI) e as socioeducandas participarão de uma programação cultural que compreenderá a exposição das telas produzidas pelas jovens durante as oficinas de arte e cultura, promovidas pelo agente socioeducativo Jurandir Gusmão, além de uma apresentação musical. Também haverá distribuição dos sabonetes artesanais confeccionados pelas socioeducandas.

Já a Unidade de Internação Provisória II (Unip II) fará sua programação na última semana do mês.

 

Sul 

No sul do Estado, as servidoras participaram de uma palestra com o tema “ Mulheres que se cuidam” realizada na última terça-feira (05)  e oferecida pela bióloga, professora e doutora em genética, Thais Lazarino que falou sobre da importância do cuidado, do quão importante nós estamos cuidando da saúde, do físico, do mental.

“Foi um momento muito precioso, onde experimentamos e ouvimos experiências, relatos de um modo tão fluido e suave.  Estou muito feliz por poder participar deste momento, onde nós pudemos refletir sobre as nossas ações para conosco, com o outro e no meio onde nós estamos inseridas. E , também, sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde em todo o tempo e não somente da saúde física, mas da saúde emocional e espiritual, enfim, um conjunto de ações que contribuem para que possamos vivermos bem e estar prontas para interagir e ajudar todos aqueles que estão ao nosso redor”, avaliou a pedagoga socioeducativa da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul),  Terezina Maria do Nascimento.

O dia 08 de março não passou despercebido e as servidoras da Unip Sul foram acolhidas com um café da manhã especial.

 

 

Norte 

No dia 08 de março, as servidoras da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) foram acolhidas com um café compartilhado.  A ação envolveu servidoras que compõem a gestão, equipe técnica, agentes socioeducativas, professoras e da terceirizada. Na ocasião, fora lembrado da história de lutas e conquistas sobre os Direitos da Mulher e reflexões desse processo. "Encerramos a manhã de forma alegre, descontraída com um café compartilhado sendo entregue uma lembrança a cada mulher presente", disse a gerente da Unip Norte, Rita Cortez.

No horário vespertino, durante a visita familiar, os adolescentes realizaram a leitura de uma mensagem e também entregaram uma lembrança as mulheres presentes. “Foram muitas conquistas alcançadas ao longo dos anos, mas ainda é necessário dialogar sobre a temática, as discriminações e violências buscando garantir a igualdade e o respeito”, afirmou a pedagoga da Unip Norte, Andressa Almeida Felício.

Na Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte) não foi diferente: as mulheres que trabalham na unidade foram recepcionadas com um café da manhã especial e participaram de um sorteio de uma prancha de cerâmica para cabelo.

Além disso, nessa quinta-feira (14), as servidoras tiveram a oportunidade de participar da palestra “ Mulheres que se unem” oferecida pela assistente social e presidente do grupo “ Amigas da Maternidade”, Carolina Lavigne Castello Branco Moreira.

“Falar para as servidoras do Iases me desafiou a voltar a estudar, me tirou da zona de conforto. Foi tudo planejado com carinho. Gostei muito de trabalharmos juntas. Juntas somos mais fortes e poderosas”, disse a palestrante.

 

“O evento do dia da mulher foi um momento especial de cuidado e reflexão . Pudemos parar um pouco na correria do dia a dia para cuidarmos de nossas emoções, repensarmos nas nossas relações e do cuidado de si. Estes momentos são importantes para fomentar ações de cuidado na saúde emocional e interpessoal dos servidores do instituto, além de ter sido uma tarde prazerosa e de reconhecimento do quão importantes somos em sermos mulheres”, avaliou a psicóloga da Unip Norte, Christiani Martinelli.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard